A profecia dos Simpsons se concretiza em Alagoas

24/12/2017 | 17:49   

A série de animação americana, Os Simpsons, exibiu pela primeira vez nos EUA, em 31 de março de 2002, um episódio chamado “Blame It on Lisa” (traduzindo: A culpa é da Lisa). Nesse episódio a família faz uma viagem ao Brasil, onde são feitas diversas críticas ao país, tais como: referências ao programa infantil da Xuxa, críticas ao fanatismo brasileiro por futebol e sátiras ao comportamento festeiro do brasileiro.

Em uma das cenas do episódio a família se dirige à uma favela para encontrar um orfanato onde estaria internado um órfão que Lisa havia apadrinhado. E quando chegam na favela ocorre o seguinte diálogo entre Lisa e Marge:

Marge: Que vizinhança encantadora!

Lisa: Mãe, essas são as favelas. O governo pintou ela de cores vivas só para que os turistas não ficassem ofendidos.

Marge: Tudo lindo!

Bart: É, Saca só os ratos! (ratos coloridos aparecem correndo)

Homer: Uh! Eles parecem balinhas.

 

As sátiras feitas em todo o episódio possuem realmente uma relação fidedigna com características brasileiras, mas além disso parece-nos que o episódio possui um cunho profético.

 

O diálogo acima reproduzido nos remete diretamente ao programa “Vida Nova nas Grotas” do Governo de Alagoas.

O governador Renan Filho tem apresentado orgulhosamente a nova cara das grotas de Maceió. Corrimões nas escadarias, placas publicitárias fazendo menção ao programa, e tudo isso acompanhado de um arco-íris de tinta.

Não há problema social que um pouco de tinta não resolva!

Nas palavras de Lisa: “O governo pintou ela de cores vivas só para que os turistas não ficassem ofendidos”. Aqui parece-nos que o interesse não foi agradar aos turistas, o programa promete dar vida nova às grotas. As questões que ficam são:

Cara nova realmente tem. Mas e as oportunidades aos moradores das grotas? Será que toda aquela pintura vai gerar algum benefício real às pessoas?

E as crianças, além de correr pelas vielas, agora coloridas, terão alguma outra novidade que as encaminhem para um futuro promissor?

Essas perguntas não são respondidas nos vídeos publicitários do governo. Acredito que teremos que esperar um outro episódio profético dos Simpsons para entender qual a contribuição social que as pinturas trarão.

Não há problema social que um pouco de tinta não resolva!

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
P de Política por Isaque Lins

Isaque Lins

Atualmente é acadêmico do Curso de Direito no Centro Universitário Cesmac. É co-fundador do projeto "Política se Discute", uma iniciativa que visa fomentar a discussão política na internet.
São Luiz Net

Curta no Facebook