Licitações geram economia de mais de R$ 20 milhões para a Casal em 2017

Procedimentos coordenados pela Comissão Permanente de Licitação da Companhia somaram 93 processos licitatórios

Publicada em 31/12/2017 às 12:01
Agência Alagoas
  
Casal visa prestar serviços de excelência à população dos 77 municípios em que atuaDiego Barros Casal visa prestar serviços de excelência à população dos 77 municípios em que atuaDiego Barros

Os 93 processos licitatórios realizados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em 2017 garantiram à empresa uma economia de mais de R$ 20 milhões, quando comparados os valores de referência de cada certame aos valores realmente efetivados.

O trabalho, coordenado pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Companhia, resultou ainda na celebração de 140 contratos com empresas prestadoras de serviços, nas mais diversas áreas. Eles atendem tanto às demandas-fins, ou seja, que dizem respeito ao atendimento ao público com os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, quanto às demandas-meio, referentes ao funcionamento interno da própria Casal.

De acordo com a Adely Meireles, chefe da CPL, as principais modalidades de licitações realizadas pela Companhia em 2017 foram as seguintes: concorrências (14), tomadas de preço (37), pregões eletrônicos (7), pregões eletrônicos SRP (5) e pregões presenciais (8).

“A Casal visa prestar serviços de excelência à população dos 77 municípios em que atua. Para isso, desde 2015 fazemos uma gestão voltada para a eficiência com redução de custos. As medidas adotadas pela CPL são fundamentais nesse processo, o que vem dando muito certo. Em 2016, depois de décadas de prejuízo, a Casal deu um superavit de R$ 8 milhões”, enfatizou o presidente da Companhia, Clécio Falcão. “Isso resulta em mais investimentos para a população e em serviços de melhor qualidade”, emendou.

Para garantir ainda mais eficiência aos serviços oferecidos pela CPL, Adely Meireles ressalta que, em 2018, haverá capacitação para todos os membros da equipe, aplicação mais intensa da Lei 13.303/2016, realização de reuniões com as Unidades de Negócio e de Serviço da Companhia, a fim de facilitar a elaboração de processos para licitações, aditivos a contratos, apostilas, contratos emergenciais, convênios e atualização de cartilhas da CPL.

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JBuarque
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