II Festival Quilombola celebra cultura afro-brasileira em Maceió

Gastronomia quilombola e atrações culturais e artísticas celebram o mês da Consciência Negra

Publicada em 16/11/2017 às 14:15
Agência Alagoas
  
Celebração da Semana da Consciência Negra tem evento de gastronomia do povo quilombola nesta sexta-feira (17)Kaio Fragoso Celebração da Semana da Consciência Negra tem evento de gastronomia do povo quilombola nesta sexta-feira (17)Kaio Fragoso

A cultura e gastronomia do povo quilombola ganham destaque a partir desta sexta-feira (17) no Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Alamas, em Maceió. Isso porque a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Parque Shopping e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), promove a 2ª Edição do Festival Quilombola, em celebração ao mês da Consciência Negra.
 
A abertura oficial acontece às 18h30, com oficina de artesanato quilombola com a Mestre Artesã Irineia, Patrimônio Vivo da cultura alagoana. Ainda no dia 17, a Mãe Neide Oya D’Oxum dará uma aula show sobre a gastronomia dos Quilombos. A programação se estende até às 22 horas, todos os dias, até o dia 20 de novembro.

O Festival contará com apresentações artísticas e culturais todos os dias. No primeiro dia, se apresentam Fábio Zani, Rafael, Bruninho e Will. Já no dia 18, sábado, é a vez de Anderson Belém, Banda Márcia Santi, Vozes Pretas da Periferia e Tuim Gandaia. Os artistas Julio Uça, Jpe, Mira e Eduardo Polozi sobem ao palco no domingo (19) e encerrando o evento, no feriado do dia 20, Ló, Tobias Chagas, Lorenzo Roco e K Live se apresentam ao público.

Nesta edição, mais de 15 restaurantes da capital são parceiros e preparam pratos especiais, que destacam ingredientes da culinária quilombola, pelo preço único de R$ 15. O evento conta com a parceria do Serviço de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae/AL).

Exposição

Como parte da programação do II Festival Quilombola, a Sedetur realiza mais uma exposição fotográfica, destacando os principais atrativos da região Quilombos, que contempla municípios como União dos Palmares, São José da Laje e Capela. A série de exposições estimula o turismo interno, fazendo com que os alagoanos que passam pelo shopping sejam apresentados à diversidade cultural e de belezas naturais do Estado.

Confira a programação do 2º Festival Quilombola:

17/11
18h30 - Abertura Oficial;
18h30 – Oficina de Artesanato Quilombola com a Mestre Artesã Irineia;
19h30 – Aula Show de Gastronomia Quilombola com Mãe Neide
 
Apresentações Artísticas

Fábio Zani, Rafael, Bruninho e Will.
 18/11

Apresentações Artísticas

Anderson Belém, Banda Márcia Santi, Vozes Pretas da Periferia e Tuim Gandaia.
18h às 21 hrs – Oficina de Cabelo, Maquiagem e Turbante.
 19/11

Apresentações Artísticas
Julio Uça, Jpe, Mira e Eduardo Polozi.
18h às 21 hrs – Oficina de Cabelo, Maquiagem e Turbante.
 20/11

Apresentações Artísticas
Ló, Tobias Chagas, Lorenzo Roco e K Live.
18h às 21 hrs – Oficina de Cabelo, Maquiagem e Turbante.
 
Confira os restaurantes que estão participando do Festival:

Arrí Chopperia
Baobá
Big Pastellito
Bodega do Sertão
Boteco Lugar Nenhum
Casa de Mainha
Comedoria Sueca
Griletto
Kascão
Massagueirinha
Mestre Cuca
Oxê Comidas Nordestinas
Sur
Tepan Oriental
Vivenda do Camarão

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
São Luiz Net

Curta no Facebook