Servidores da educação realizam protesto por reajuste salarial em São Luís do Quitunde

Os profissionais cobram da prefeitura um reajuste salarial que há sete anos não acontece

Publicada em 19/09/2017 às 13:07 - Atualizada em 21/09/2017 11:44
Redação | AlaNorte Notícias
  
Professores reivindicando pagamento do piso salarial (Foto: Cortesia ao AlaNorte Notícias) Professores reivindicando pagamento do piso salarial (Foto: Cortesia ao AlaNorte Notícias)

Professores e servidores da rede municipal de São Luís do Quitunde, Região Norte de Alagoas, protestaram na manhã desta terça-feira (19), pelas principais ruas da cidade e se concentraram em frente à prefeitura para reivindicar o pagamento do reajuste salarial. A caminhada aconteceu às 8h da manhã e contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal).

Os profissionais cobram da prefeitura um reajuste salarial que há sete anos não acontece. Segundo os manifestantes, a pauta não é só para ajuste salarial, é por reajuste de acordo com o que regulamenta a lei n° 11.738, sancionada em 16 de julho de 2008 que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Municipais do Sinteal, Darci Acioli, já foram feitas três reuniões e o município solicitou que a entidade aguardasse para que a prefeita fizesse os estudos técnicos para apresentar o percentual de reajuste.

“Na última reunião com a prefeita e o secretário de educação a proposta apresentada foi de 55% para os profissionais da educação, porém o município está negando o reconhecimento da sua valorização. Na qual o município não quer reenquadrar esses profissionais afirmando que não tem recursos”, afirma Darci Acioli.

O secretario de educação Cícero Alberto afirmou que foi oferecido aos professores 7.64%, porém o Sinteal teria negado a proposta. “O que o sindicato queria era uma proposta de 40% a 70%, só que não tínhamos condições nesse momento e por isso marcamos outra reunião para o dia 28”, explicou.

Nota de esclarecimento da Prefeitura 

A Prefeitua de São Luís do Quitunde emetiu uma nota de esclarecimento em sua página oficial no facebook informando que após análises e simulações de impacto na folha, foi lançado 7,64% de reajuste para os profissionais dos 60%. E que também foi lançada a possibilidade de escalonadar os enquadramentos e progressões para o pessoal dos 40%, no ato, mas o SINTEAL se negou a apresentar a proposta a categoria.

Acompanhe a nota de esclarecimento na Íntegra

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
São Luiz Net