Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no Litoral Norte de Alagoas

Estado tem registrado outras ocorrências de encalhe de baleias nos últimos meses

Publicada em 09/08/2017 às 13:51
G1
  
Animal já estava em estado avançado de decomposição (Foto: Pitágoras Viana/Prefeitura de Japaratinga) Animal já estava em estado avançado de decomposição (Foto: Pitágoras Viana/Prefeitura de Japaratinga)

m filhote de baleia jubarte foi achado morto nesta quarta-feira (9) nas areias da praia de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas.

Segundo a veterinária do Instituto Biota de Conservação, Luciana Medeiros, o corpo do mamífero já está em estado avançado de decomposição.

A veterinária afirma que esta não é a primeira ocorrência de encalhe de baleias este ano em Alagoas.
Em julho, uma outra encalhou viva em Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, mas conseguiu voltar para o mar. Em junho, outra baleia encalhou no município de Porto de Pedras, mas não resistiu.

"Os mamíferos marinhos podem encalhar por doenças e dependência materna, já que muitos filhotes se perdem e não sobrevivem. Eles sofrem as consequências da poluição marinha, por interações com artefatos de pescas em alto-mar e também devido às atividades sísmicas da exploração de petróleo", disse.

O Biota explica ainda que a prefeitura da cidade é que está providenciando a retirada da baleia e conta que ela foi encontrada por populares, que avisaram da ocorrência ao Instituto por volta de 8h.

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
São Luiz Net