Após 17 anos de abandono, Escola Messias de Gusmão é inaugurada em São Luís do Quitunde

Também foram realizadas diversas inaugurações promovidas pelo governo municipal

Publicada em 15/05/2017 às 21:33 - Atualizada em 16/05/2017 00:07
Redação I AlaNorte Notícias
  
Escola Messias de Gusmão é inaugurada I Foto: Valdir Rocha Escola Messias de Gusmão é inaugurada I Foto: Valdir Rocha

Na véspera do aniversário de 125 anos de Emancipação política de São Luís do Quitunde, o governador Renan Filho inaugurou, nesta segunda-feira (15), o prédio histórico da Escola Estadual Messias de Gusmão

Foram realizadas diversas inaugurações promovidas pelo governo municipal. A entrega das reformas das praças Ormínio Montes, no povoado Pindoba, e do Padre Cícero, assim como a escadaria Edézio Pereira, que dá acesso ao povoado Substação. 

Foi inaugurado também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de ruas centrais da cidade, que foram asfaltadas pelo projeto Pró-estrada. E entregues, ainda, duas ambulâncias e o novo fardamento da Guarda Civil Municipal. 

O senador Renan Calheiros, esteve presente, e ao lado do governador, do deputado estadual Cícero Cavalcante e da prefeita da Cidade, Fernanda Cavalcante, acompanhou a serie de inaugurações. 

Escola Messias de Gusmão

A inauguração mais esperada foi, sem dúvidas, a Escola Estadual Messias de Gusmão, que foi construída na administração do governador Fernandes Lima, em 1924. Havia 17 anos que a unidade de ensino estava fechada, devido ao estrago provocado por uma enchente, em agosto do ano 2000. O atual Governo do Estado restaurou o prédio completamente, e depois de quase duas décadas, as portas do velho Messias de Gusmão se abriram mais uma vez para a Educação de São Luís do Quitunde.

Reforma foi feita mantendo as características originais do prédio. Segundo o governador Renan Filho, a intenção é de preservar a história do município e de respeitar a verba púbica, promovendo melhorias para a educação do povo quitundense.  

“Pelas bancas desta escola passaram figuras históricas alagoanas. Lá estudaram os ex-governadores Lamenha Filho e Divaldo Suruagy. De maneira que, resgatar este prédio histórico, que formou tanta gente, que deu oportunidade a tantas pessoas, é, sobretudo, resgatar a autoestima desse povo”, afirmou o governador. 

Acompanhe o discurso feito pelo governador Renan Filho

O engenheiro civil Alberto de Gusmão Couto, bisneto de Messias de Gusmão, prestigiou a inauguração da unidade de ensino. “São Luís do Quitunde tem história e nossa família está intimamente ligada a essa história. Para mim foi uma honra ser convidado a participar desta solenidade. A escola foi recuperada com os traços neoclássicos preservados”, destacou Alberto de Gusmão.

Acompanhe o discurso feito por Alberto de Gusmão Couto

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
São Luiz Net

Curta no Facebook