Governo entrega escola histórica à população de São Luís do Quitunde nesta segunda-feira (15)

A escola foi fundada na administração do governador Fernandes Lima, na década de 1920. Em suas carteiras estudaram alunos ilustres como os ex-governadores Divaldo Suruagy e Lamenha Filho

Publicada em 12/05/2017 às 17:40 - Atualizada em 12/05/2017 17:58
Redação com Agência Alagoas
  
Escola Messias de Gusmão (Foto: João Grigorio/AlaNorte Noticias) Escola Messias de Gusmão (Foto: João Grigorio/AlaNorte Noticias)

O Governo do Estado recuperou um Patrimônio do povo quitundense, a Escola Estadual Messias de Gusmão, a obra foi feita por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta segunda-feira (15, a Escola reabre suas portas à comunidade, às 10h, com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa. A data é mais do que propicia, já que na terça-feira (16), o município comemora seus 125 anos de emancipação política.
 
O pedio é um verdadeiro patrimônio histórico de São Luis do Quitunde e de Alagoas, a escola foi fundada na administração do governador Fernandes Lima, na década de 1920, e recebeu em suas carteiras grande parte da população quitundense, dentre os quais, alunos ilustres como os ex-governadores Divaldo Suruagy e Lamenha Filho.


Corredor da escola totalmente restaurado I Foto: João Grigorio / AlaNorte Notícias 

Desativada há 17 anos, após uma forte enchente que atingiu o município em 2000, a unidade, mais um dos prédios históricos alagoanos recuperados pela atual gestão, teve sua estrutura totalmente reconstruída, porém, mantendo toda a sua originalidade.
 
Foi preciso fazer a laje e o piso inexistentes, partes elétrica e hidráulica, coberta, tudo mantendo as características do prédio original. Além disso, o espaço, que conta com seis salas de aula, ganhou rampas de acessibilidade e terá capacidade de atender de 600 a 700 alunos.


Escola Messias de Gusmão (Foto: João Grigorio/AlaNorte Noticias)

Allen Sandy Soares, gerente da 10ª Gerência Regional de Educação (Gere),destaca a importância da reativação da escola para São Luís do Quitunde e região norte. “A importância desta escola é imensurável. Neste dia 15, a população celebra um dia histórico, onde um patrimônio educacional da região norte renasce das cinzas, como uma fênix, após 17 anos desativada. Agradecemos ao governador Renan Filho e ao secretário Luciano Barbosa por tornar este momento possível”, comemora.

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Maná Lanches
Fisio10