Jovem cria sutiã que 'detecta câncer de mama' em apenas 90 minutos

A motivação de Julian surgiu depois que sua mãe quase morreu após um diagnóstico tardio da doença

Publicada em 09/05/2017 às 21:11
Noticias ao Minuto
  
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Um mexicano de 18 anos e mais três amigos desenvolveram um sutiã capaz de detectar o câncer de mama em apenas 90 minutos.

Equipado com biossensores, o sutiã Eva toma medidas da temperatura periódicas da mulher e registra em um aplicativo de celular. Como tumores malígnos acabam por aumentar a temperatura da pele por causa de um aumento no fluxo de sangue para a região onde estão, o sutiã é capaz de identificá-los rapidamente.

Com um protótipo do produto, Julian Rios Cantu ganhou o primeiro prêmio do Global Student Entrepreneur Awards –uma premiação internacional para universitários empreendedores-, e conseguiu dinheiro para desenvolver comercialmente o produto.

A motivação de Julian surgiu depois que sua mãe quase morreu após um diagnóstico tardio da doença, informou a Folha de S.Paulo.

No entanto, apesar do sucesso, especialistas têm ressalvas em relação a sua eficácia para detectar o câncer.

"É ótimo ver jovens como Julian se envolvendo com ciência e tendo ideias que podem ajudar no diagnóstico, mas uma parte importante da ciência são os testes rigorosos para garantir que uma inovação realmente beneficiará os pacientes", disse Anna Perman, do instituto de pesquisa Cancer Research UK.

"Nosso conselho é que a pessoa conheça seu corpo, saiba o que é normal para ela e, se vir algo incomum, procure um clínico geral", disse Perman.

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Ciclo Peças
JBuarque