Arlindo Cruz 'respira de modo espontâneo', diz boletim

O cantor está internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, desde sexta-feira, 17. Filho desabafou: 'Nunca perdi a esperança'.

Publicada em 22/03/2017 às 20:40
Ego
  
Arlindo Cruz (Foto: Reprodução/Instagram) Arlindo Cruz (Foto: Reprodução/Instagram)

Arlindo Cruz segue se recuperando após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na sexta-feira, 17. Em um boletim divulgado pela família do cantor nesta quarta-feira, 22, foi informado que ele já respira de forma espontânea: "O cantor Arlindo Cruz segue internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ontem (21/03), a equipe médica fez uma traqueostomia no paciente e o procedimento foi realizado sem intercorrências. A sedação vem sendo reduzida e o cantor já está respirando de modo espontâneo, além de abrir os olhos aos estímulos cerebrais. Houve progressos nos últimos dias, mas o quadro de saúde ainda é considerado grave e não há previsão de alta".

Filho: "Tenho para mim que ele já saiu dessa"

Arlindinho, filho de Arlindo, compartilhou o boletim no Instagram e comentou: "Nunca perdi a esperança. Tenho para mim que ele já saiu dessa e iremos cantar muito juntos ainda!". Ele também se manifestou em seu perfil no Facebook agradecendo: "Deus, obrigado por mais um dia de vida e por mais um dia de evolução no quadro do meu pai, que ainda é grave, porém estável. Sinto energias positivas de todos os lugares e de todas as crenças. Obrigado povo do bem!".

Traqueostomia

Na terça-feira, 21, ele foi submetido a uma traqueostomia. O procedimento consiste em criar um orifício artificial cirurgicamente na parte da frente do pescoço e na traquéia. A traqueostomia é indicada para casos em que o paciente tem dificuldade de respirar pelas vias aéreas e nas incubações prolongadas. O recurso substitui o tubo que leva o oxigênio aos pulmões e ajuda a preservar as cordas vocais, já que a presença do tubo ocasiona um atrito com as cordas.

O filho do cantor, Arlindinho, fez um post falando sobre o procedimento ao qual o pai foi submetido: "Foi feito hoje um procedimento para preservar as cordas vocais e ajudar na respiração , já, já Arlindão tá de volta", disse ele.

Mais cedo, Arilindinho, em conversa com o EGO, explicou o que levou os médicos a optarem pela traqueostomia. "É muito incômodo ficar com o tubo de oxigênio pela garganta. Além disso, esse tubo poderia danificar as suas cordas vocais e comprometer sua voz. Com a traqueostomia não, sua voz será preservada", disse ele.

Entenda o caso

Na sexta-feira, 17, Arlindo foi levado inconsciente a emergência de um hospital púlbico na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após sofrer um AVC. O cantor desmaiou enquanto tomava banho. Ele iria viajar para São Paulo como filho onde iriam apresentar o show "2 Arlindos". Transferido para a Clínica São José, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, Arlindo Cruz vem apresentando melhoras em seu quadro. A sedação vem sendo reduzida e ele apresentas sinais de consciência.
 

Nota Arlindo Cruz (Foto: Reprodução / Instagram)

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
São Luiz Net

Curta no Facebook