Como surgiu a famosa canção Jingle Bells?

A cara do Natal mundial

22/12/2015 | 06:18   
É Natal! É Natal!

 

Chegou Natal, e Natal é sinônimo de Papai-Noel, árvore enfeitada. E como toda festa que se preze – música: “Bate o sino”, “Noite feliz”, “Adeste Fidelis” entre outros jingles publicitários que nos remete a penúltima festa do ano.

Uma das canções mais conhecidas no mundo durante o período natalino e com certeza poucos conhece como ela surgiu, e onde tudo começou, é  “Bate o sino”.

Estamos falando da canção "Jingle Bells", também conhecida como "One Horse Open Sleigh", é uma das mais comuns e conhecidas canções natalinas do mundo. Foi escrita por James Lord Pierpont (18221893) e publicada como "One Horse Open Sleigh" em 16 de Setembro de 1857, sendo que, originalmente, não se tratava de uma canção natalina. A canção foi traduzida para muitos idiomas.

No Brasil, ela recebeu versão em português de Evaldo RuiJoão Dias a gravou em disco de 78 rpm pela Odeon, em 4 de outubro de 1951, para o suplemento de dezembro daquele ano.

Origem:

A canção foi feita por James Lord Pierpont, em 1857, para ser tocada no feriado de Ação de Graças da igreja – em Savannah, estado da Geórgia, Estados Unidos - onde ele era o organista. O sucesso da música, principalmente entre as crianças, foi tanto que ela seria repetida novamente no natal. A cantiga de natal teve seu nome alterado para Jingle Bells, dois anos depois, por escolha do público.

Pierpont era, além de organista, o diretor do coral da igreja da cidade. Filho de um abolicionista fervoroso, o Reverendo John Pierpont, foi voluntário na Guerra Civil americana e casado com a filha do prefeito de Savannah. Recebeu diversas homenagens póstumas por sua obra, incluindo uma placa na igreja onde executou a música pela primeira vez e a inserção de seu nome no Songwriters Hall Of Fame (Hall da Fama dos Compositores).

A partir daí a popularização foi grande. A música ultrapassou as fronteiras da cidade onde James havia composto a música, ganhou o resto do país e, posteriormente, o mundo inteiro. A canção foi traduzida para vários idiomas e, até 1954 estava entre as 25 músicas mais gravadas da história. Depois de conquistar o mundo, Jingle Bells foi a primeira canção transmitida via satélite, em 16 de dezembro de 1965.

 

The One Horse Open Sleigh (algo como O Cavalo Puxador de Trenós)

Dashing through the snow on a one-horse open sleigh over the hills we go
laughing all the way bells on bob-tails ring making spirits bright oh what fun
it is to ride and sing a sleighing song tonight

Jingle bells,jingle bells
Jingle all the way oh what fun it is to ride on a one-horse open sleigh
jingle bells,jingle bells jingle all the way oh what fun it is to ride on a
one-horse open sleigh


Now the ground is white go it while you're young take the girls along
and sing the sleighing song just get a bob-tailed bay two-forty as his speed
hitch him to an open sleigh and crack you'll take the lead
repeat chorus


Rollin'down the street doing donuts in a clk while my homie's in the back
bumpin' ray-j cell phone's bought to ring we ain't answerin' no two-way we
aint tryna have no drama in this lovely christmas day
[repeat chorus until end]

Versão em português

Jingle Bells (Bate o Sino)

Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos a capela
Felizes a rezar.

Ao soar o sino
Sino pequenino
Vem o Deus-Menino
Nos abençoar.

Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu o Deus menino
Para o nosso bem!

É Natal, é Natal
Sininhos de luz!
Replicai, badalai
Que nasceu Jesus!

Paz na Terra pede
O sino alegre a cantar!
Abençoe Deus Menino
Sempre o nosso lar!

 

Jingle e o seu significado:

O que é Jingle?

Jingle é um termo inglês cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto em publicidades de rádio ou televisão.

O jingle publicitário é criado para cativar o público. Geralmente tem letras e melodias simples para que sejam facilmente memorizadas e inconscientemente recordadas por quem as ouve. Os jingles são geralmente curtos, quando muito, chega a um minuto de duração.

Jingle também é o ato de fazer algo tilintarou soar. Por exemplo, o tilintar das chaves seria dito em inglês jingle of keys. Esse tilintar muitas vezes é o som que resulta do choque entre dois metais. O jingle é frequentemente descrito como o som de sinos, como está descrito na famosa música natalícia conhecida como Jingle Bells.

Também existem jingles políticos, usados para que os políticos sejam reconhecidos perante os eleitores.

 

Nortear é preciso!

 

Fonte: Estúdio ao Vivo, Wikipédia, significados.com.br

Imagem retirada do Google

Vídeos do Youtube

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.
Norteando a cultura por Gin Santos

Gin Santos

Ginaldo Santos, nasceu em Piranhas, no sertão de Alagoas. Aprendeu a gostar de arte através da sua avó Antonia Silveira (folclorista). Desde criança adorava dançar. Nos anos 90 mudou-se para Maceió e foi estudar ballet clássico, formou-se pela Escola de Ballet Eliana Cavalcanti, onde integrou o único grupo com técnica profissional em dança do estado, o saudoso Balé Iris de Alagoas. Logo após ingressou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro pela Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou como arquivista de imagens no Instituto Zumbi dos Palmares - IZP, na TV Educativa de Alagoas e Rádio Educativa FM. Atualmente é professor efetivo de Artes na rede educacional de ensino do estado de Alagoas e Coordenador de Cultura da cidade de São Luis do Quitunde.
São Luiz Net

Curta no Facebook